Make your own free website on Tripod.com

Circuitos utilizados pela Fórmula-1

Circuit de Spa-Francorchamps
Home

spafrancorchamps.jpg

O Circuito de Spa-Francorchamps é o local onde acontecem as provas do Grande Prêmio da Bélgica de Fórmula 1 e a corrida de resistência Spa 24 horas. É considerado uma das pistas mais desafiadoras do mundo, principalmente devido a seus trechos em alta velocidade, com muitas curvas (estas em baixa velocidade) e de difícil ultrapassagem. Spa-Francorchamps é um dos autódromos favoritos de pilotos e fãs de corridas.

O circuito foi idealizado em 1921 por Jules de Their e Henri Langlois Van Ophem. Inicialmente tinha forma triangular, com 13km de extensão, e usava estradas públicas que passavam pelas colinas Ardennes, entre as cidades belgas de Francorchamps, Malmedy e Stavelot. Spa-Francorchamps sediou um Grande Prêmio da Bélgica pela primeira vez em 1924.

A pista foi remodelada em 1983 e, embora o novo circuito tivesse a metade do comprimento original, ele manteve muitas das características anteriores. Entre 1975 e 1982 o circuito era o de Zolder, e em 1974 ocorreu em Nivelles com a vitória de Emerson Fittipaldi. Michael Schumacher é o maior vencedor com 6 vitórias.

Alegando problemas de segurança, a FIA excluiu este Grande Prêmio do calendário 2006. No entanto, muitos afirmam que o real motivo de sua não inclusão seria a falta de patrocinadores para bancarem os custos da realização da prova de Fórumla 1 naquele país.

No entanto, devido ao apelo de diversas equipes, pilotos e fãs da categoria, a entidade máxima do automobilismo se vou obrigada a incluir novamente a pista no calendário do ano de 2007, em prova já realizada no dia 16 de setembro. A pista já está confirmada no calendário de 2008 e, praticamente certo, no de 2009.

Coordenadas: 50º 26' 14" N, 5º 58' 17" E.